segunda-feira, 9 de maio de 2016

Libras ( reflexão)

Considero que antes de aprofundar meus conhecimentos sobre Libras, quero registrar minha preocupação com a inclusão. Inclusão é uma palavra nova se pensarmos que ao longo da histórias foram muitos erros e absurdos feitos a pessoas com algum tipo de deficiência.
Hoje todos querem ostentar que são inclusivos, muitas instituições colocam rampa para cadeirante  mas o balcão de atendimento é alto, outro, é o caminho que tem na calçada para o deficiente visual, na calçada do banco tem mas no resto, ele que se vire.
Longe da escola quais são as obras para que haja inclusão? Mas essa interrogação também serve para a escola. Como ter inclusão sem espaço físico adequado e professores despreparado?
Não haverá inclusão se não tomarmos consciência que todos temos direitos iguais, e precisamos nos adequar para que a exclusão fique no passado.
 

2 comentários:

  1. Com certeza Ania,a inclusão ainda é muito recente em nosso país.A legislação nos legitima a lutar pela sua implementação, embora tenhamos que enfrentar muitos desafios estruturais,o importante é que cada cidadão se conscientize e exija seus direitos.Nós,como professores em nossos espaços de trabalho,precisamos fazer a discussão da inclusão como um processo que envolva toda a escola e não apenas nas salas de aula onde estudem alunos com NEE. abraços e bons estudos!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Ania,a inclusão ainda é muito recente em nosso país.A legislação nos legitima a lutar pela sua implementação, embora tenhamos que enfrentar muitos desafios estruturais,o importante é que cada cidadão se conscientize e exija seus direitos.Nós,como professores em nossos espaços de trabalho,precisamos fazer a discussão da inclusão como um processo que envolva toda a escola e não apenas nas salas de aula onde estudem alunos com NEE. abraços e bons estudos!

    ResponderExcluir