segunda-feira, 9 de maio de 2016

Aula de Libras

Me surpreendi com a aula de Libras, me fez refletir sobre minhas atitudes, sempre que me deparo com algo que foge da minha rotina, me deixa com medo. Medo de errar, de não conseguir entender de não aprender.
Quando me recordei da aluna surda com quem pude ter a experiência em sala de aula, me recordo que tive extrema dificuldade em trabalhar com ela.
Lembro de não ter olhado as atividades que ela realizou, atribuo a isso o fato de ter a professora auxiliar com ela, mas também o medo de não saber conversar com ela. Fiquei muito preocupada um dia em que a professora teve que se ausentar, pois não sabia como agir se ela pedisse algo.
A parte boa dessa história é essa, a de ter um intérprete, e como os aluno tinham essa convivência com ela, eles já se comunicavam usando Libras e também de um modo que eles se entendiam.
Havia uma interação muito boa entre os colegas, as professoras não tinham que interferir nas atividades em grupo, tanto que por ter a menina na sala a  apresentação do dia das mães foi uma música do Roberto Carlos em Libras.
A minha experiência foi positiva pois tenha uma intérprete, mas quando acontece o contrário.

3 comentários:

  1. Libras é uma linguagem difícil para entendermos, ainda mais quando não temos nenhum embasamento ou estudos sobre ela.Pesquisando sobre percebi que faz pouco tempo que ganhou espaço, somente em 2010. A que você atribui essas dificuldades que você teve na época com a aula presencial de Libras?

    ResponderExcluir
  2. Oi Ania,são estas reflexões que vão fazendo com que busquemos nos aprofundar mais.Hoje vivemos um outro momento em relação a cultura surda ,já existe uma legislação que nos possibilita acesso a cultura surda o que antes não havia.Agora penso que depende muito de cada um buscar o conhecimento. abs e bons estudos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ania,são estas reflexões que vão fazendo com que busquemos nos aprofundar mais.Hoje vivemos um outro momento em relação a cultura surda ,já existe uma legislação que nos possibilita acesso a cultura surda o que antes não havia.Agora penso que depende muito de cada um buscar o conhecimento. abs e bons estudos!

    ResponderExcluir