terça-feira, 17 de novembro de 2015

                                                 Sexualidade Infantil
                         A sexualidade infantil não corresponde a sexualidade genital ou a o ato sexual, Freud explica que a sexualidade infantil é tudo que trás prazer a o bebê a criança.
                         No início da vida o que dá prazer a criança é a sucção, a amamentação, a sucção do dedo e tudo o que possa levar a boca.
                          Tenho um menino na escola de 3 anos, morde todos os colegas, a educadora já não sabe o que faz para que o menino não continue com as mordidas.
                         Antes de iniciar os meus estudos ela me perguntou o que poderia fazer para parar com as mordidas do menino, fui pesquisar e alguns site aconselhavam a dar revistas para rasgar, manipular massinhas, e muitas brincadeiras ao ar livre. Hoje estou consciente de que é uma fase e que o menino não é maldoso ou que morde porque quer machucar o colega.
                        Este relato já foi em uma atividade, mas como me preocupei muito com as atitudes que tomamos vou relata-la.
                       Uma menina de 2 anos, está colocando a mão nas fezes e passa a não no armário na parede deixando as educadoras apavoradas, perguntei a mãe se acontecia em casa e ela me relatou que acontece muitas vezes mas a postura dela é diferente das nossas educadoras e a mãe acaba dando palmadas na menina.
                     Agora que tive a oportunidade de estudar sobre a sexualidade infantil e saber que a menina está na fase anal e que devemos ter cuidado de como trabalhar para que não ocorra mais episódios com as fezes, sei que na escola ela está tendo um atendimento adequado, já a mãe da menina me relatou que em casa ela ainda recebe palmadas depois que coloca a mão nas fezes.  
                   Minha preocupação agora é que se for trabalhada de forma que a criança passe dessa fase tranquilamente ela possa ter problemas futuros, um exemplo que Freud nos dá é a fixação por limpeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário