Nós professores temos que ter consciência que nossos alunos estão em momentos diferentes de aprendizagem, alguns carregam uma bagagem enorme no que diz respeito a alfabetização, pois vivem em ambientes letrados e incentivadores deste conhecimento.
A exemplos em minha escola, muitos alunos são de famílias humildes e só tem acesso a um ambiente letrado na escola.
Outros que não frequentaram a escola nos outros anos, chegaram a pré-escola prontos, pois o acesso a esse ambiente letrado foi proporcionado pelos pais.
Comparar esses dois grupos de alunos, requer atenção,que foi estimulado, muito bem, teve acesso a leitura em outros momentos e tem se desenvolvido sem maiores problemas com a alfabetização.
Tenho dois alunos que quando estão assíduos na escola, ótimo, estão progredindo e por algum motivo as mães não trazem a escola por dois ou três dias, e há uma perda dessa continuidade enorme.
Na escola há todo tipo de incentivo para o desenvolvimento do aluno e quando tem essa quebre na rotina os alunos passam por dificuldades em acompanhar a rotina e as atividades da escola, dificultando assim o desenvolvimento da alfabetização como tantos outros: como socialização e a adaptação ao ambiente escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário