O CAMINHO DA EDUCAÇÃO
No principio o conhecimento era privilegio para poucos, e
muito se teve nas mãos de religiosos, que no máximo proporcionavam este
conhecimento á monarquia.
Tempos depois,vemos o mundo numa caminhada crescente por instruir as classes menos favorecidas, mas se algum momento foi um bem poder usufruir de conhecimento, por outro continuava o conhecimento muito restrito, pois aos nobres era proporcionado o conhecimento para governar, e a população uma educação simplória meramente ensinamentos para que possam servir a os ricos.
E nesta linha levamos muito tempo até tornar o que é hoje, mas mesmo assim, ainda a escola serve para qualificar para servir, e a elite possui um conhecimento muito mais qualificado.
Corrijam-me se estiver errada, mas ainda hoje recebemos da escola pública um conhecimento simplório, defasado do que é recebido pela elite.
Oi Ania. Qual seria a importância da formação continuada nesta descrição da história da educação que fizestes?
ResponderExcluirBom, no meu entendimento "formação continuada", não é o que temos hoje ainda, para que isso ocorra precisamos que a educação não seja fragmentada como é, e que os professores atentem para a importância do estudo globalizado.
ExcluirOuvi muito quando fiz magistério a palavra interdisciplinaridade, um conceito para unir as disciplinas, mas até hoje não vejo acontecer nas escolas.
Outra questão que noto é como são ministradas as aulas, ainda usam um modelo que não vai mais ao encontro as expectativas dos alunos e até mesmo do sistema de ensino. Um exemplo que vi ontem na aula foi o exemplo que a professora nos deu, sua sobrinha fez o ENEM e não gostou porque tinha muito texto e não exercícios como fazemos na escola principalmente gramática, o ENEM traz um novo método uma abordagem diferente do modo como é ensinado nas escolas.
É verdade. Nosso ensino é muito pouco interdisciplinar. Acho que somos nós mesmos, com ajuda do Pead, que teremos que aprender a interdisciplinar as nossas aulas. Abç
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