sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Infância étnico- racial

    Não tinha me dado conta que os livros infantis trazem tantas mensagens e foi surpreendente me esclarecer sobre esse assunto.
   É uma verdade que em casos de livros que trazem a questão da raça a explicação na maioria das vezes é dada por um adulto e muitas vezes com auxilio de um livro onde explica cientificamente porque somos diferentes, pretos e brancos.
   Um termo que chamou minha atenção foi " de cor" para negros  e " sem cor" para brancos, e as explicações dadas alem disso foram muito interessante.
   Gostei muito dessa leitura, eté porque sou "de cor", e acho que os adultos influenciam muito na construção do caráter das crianças.
    Eu sei que a criança não faz essa diferenciação, vejo isso entre eles, mas sim já presenciei crianças menores que meus alunos em conflito por causa dessa diferença que nós adultos colocamos a elas.    

Um comentário:

  1. Acho muito importante trabalhar estas questões com livrinhos falando sobre o assunto aos pequenos. Quanto antes começarmos o trabalho de educar para o respeito melhor. Abç!

    ResponderExcluir