sábado, 10 de dezembro de 2016

Concepção do Tempo do Professor

As diferentes formas de perceber, de pensar, de sentir da criança passam a ser vistas como ausência de saber. Os caminhos percorridos pelas crianças, na maioria das vezes, desconhecidos para a escola, não são reconhecidos como passíveis de levar ao aprendizado. O que termina acontecendo é que as crianças que não acompanham o tempo da escola vão ficando para trás...( ...) Na medida em que é o "tempo" imposto pela escola, ela é posta de "lado". A criança se perde no tempo deixando de existir para a escola e para a professora como se o tempo para ela parasse. ( Sampaio, 2002, p 186- 187).
     Ao ler o artigo Questões sobre o tempo no espaço escolar, recordei muito do meu tempo de escola como aluna, e como era recorrente essa situação. Quando fui fazer meu estágio, ficava observando os professores e como o professor pode anular a vida de um aluno. Lembro de que a professora titular me levou até a turma pra conhecer, alguns alunos já tinham rótulos. " O  bagunceiro, o preguiçoso, a desatenta, entre outros.
     Hoje já temos um outro olhar sobre os alunos e o tempo de cada um, há uma preocupação em promover o saber para todos . Sinto quando converso com professores do fundamental uma grande dificuldade em organizar o conteúdo com alunos em diferentes tempos de aprendizado.
Considero essa preocupação um passo muito importante para que haja aprendizado em diferentes momentos para cada aluno.
   

Um comentário:

  1. Olá, Ania. O tempo escolar é uma questão muito discutida, mas o importante é respeitar a criança, suas vivências, suas habilidades ou falta delas, buscar o desenvolvimento em geral. Mas, sabemos que na realidade essa questão se torna difícil quando não há retorno por parte da criança, mesmo o professor utilizando diversos caminhos para chegar a ela. Quando isso acontece, a quem devemos recorrer? O que fazer?

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