Sou muito envolvida com as crianças, por ter muitos sobrinhos e trabalhar na educação infantil.
Meu sobrinho Pedro tem sido alvo de muitas observações este ano por eu não estar em sala de aula.
Quando eu pesquisei para realizar a tarefa do experimento, e fiz a leitura da "cartas a um jovem cientista", percebi que as crianças tem esse dom. Elas estão constantemente testando tudo, pois estão descobrindo muitas coisas, sentindo, vivenciando pela primeira vez.
Meu sobrinho de 4 anos, fez uma descoberta essa semana, tenho muitas flores plantadas no pátio de casa, uma delas veio junto no vaso da Azaleia, eu não sei o nome mas suas sementes ficam dentro de uma vagem, quando essa vagem fica grande ela estoura( abre), mas se a pessoa apertar ela também abre e isso acontece rápido, e parece que explode, saltando as sementes.
A primeira vez que ele fez foi por um acaso, ele queria arrancar uma flor, e ao encostar em uma das vagens ela se abriu. Foi uma emoção pra ele o ocorrido, chamou todo mundo de casa pra ver o que acontecia, ele ficou muito surpreso.
Parte mais importante de um cientista é a curiosidade, e como somos curiosos quando crianças, e por isso acho muito importante instigar essa curiosidade como fizemos com o experimento.
Oi Ania,
ResponderExcluirAdorei sua postagem!
Trabalhar com o estudo das ciências naturais através de experiências, atividades, experimentos é especialmente importante na educação infantil, pois nessa faixa etária as crianças desenvolvem sua inteligência através de fenômenos empíricos, ou seja, através de sua ação sobre objetos concretos.
Abraços, Tutora Tais