terça-feira, 8 de novembro de 2016

Experiência?

Sou muito envolvida com as crianças, por ter muitos sobrinhos e trabalhar na educação infantil.
Meu sobrinho Pedro tem sido alvo de muitas observações este ano por eu não estar em sala de aula.
Quando eu pesquisei para realizar a tarefa do experimento, e fiz a leitura da "cartas a um jovem cientista", percebi que as crianças tem esse dom. Elas estão constantemente testando tudo, pois estão descobrindo muitas coisas, sentindo, vivenciando pela primeira vez.
Meu sobrinho de 4 anos, fez uma descoberta essa semana, tenho muitas flores plantadas no pátio de casa, uma delas veio junto no vaso da Azaleia, eu não sei o nome mas suas sementes ficam dentro de uma vagem, quando essa vagem fica grande ela estoura( abre), mas se a pessoa apertar ela também abre e isso acontece rápido, e parece que explode, saltando as sementes.
A primeira vez que ele fez foi por um acaso, ele queria arrancar uma flor, e ao encostar em uma das vagens ela se abriu. Foi uma emoção pra ele o ocorrido, chamou todo mundo de casa pra ver o que acontecia, ele ficou muito surpreso.
Parte mais importante de um cientista é a curiosidade, e como somos curiosos quando crianças, e por isso acho muito importante instigar essa curiosidade  como fizemos com o experimento.

Um comentário:

  1. Oi Ania,
    Adorei sua postagem!
    Trabalhar com o estudo das ciências naturais através de experiências, atividades, experimentos é especialmente importante na educação infantil, pois nessa faixa etária as crianças desenvolvem sua inteligência através de fenômenos empíricos, ou seja, através de sua ação sobre objetos concretos.
    Abraços, Tutora Tais

    ResponderExcluir