Na primeira aula, foi perguntado a nós, quem gostava de matemática e de ensinar matemática.
Eu sempre fui boa aluna de matemática, mas não gosto, e não gosto de ensinar.
Mas na educação infantil é diferente, pois temos que trabalhar com material concreto, pois é o início da construção da aprendizagem de matemática.
Na educação infantil a matemática aparece de forma sutil, na hora da chamadinha, na localização dos lugares na sala, na organização da rotina.
Algumas atividades simples, fazem uma base sólida para o ensino fundamental, como: brincar com lego, montar, empilhar, separar, juntar.
Particularmente adoro trabalhar com tampinhas de garrafas, de refrigerante, galão de água, de amaciante etc.
Temos uma variedade de atividades com as tampinha: maior e menor, cores. quantidade, com marcas( pepsi) e podemos encontrar outras formas de trabalhar matemática com tampinhas pois é só ser criativo.
Olá, Ania. Os professores de educação infantil, mais do que qualquer outro têm que estarem espertos na questão da Matemática, pois realmente ela se dá de forma muito sutil. Porém, registrar o resultado dessas aprendizagem é necessário porque ele organiza, esclarece e reúne conceitos já concebidos e novos. Como se dá o registro dessas atividades com os pequenos?
ResponderExcluirMe recordo das atividades e em muitas o registro era feito em forma de desenho, não dei se era ou é o correto mas sempre depois da conversa "explicação" sobre porque do resultado eles desenhavam principalmente quando era classificação.
ResponderExcluir