domingo, 6 de novembro de 2016

Matemática na Educação Infantil

 Na primeira aula, foi perguntado a nós, quem gostava de matemática e de ensinar matemática.
 Eu sempre fui boa aluna de matemática, mas não gosto, e não gosto de ensinar.
 Mas na educação infantil é diferente, pois temos que trabalhar com material concreto, pois é o início da construção da aprendizagem de matemática.
 Na educação infantil a matemática aparece de forma sutil,  na hora da chamadinha, na localização dos lugares na sala, na organização da rotina.
 Algumas atividades simples, fazem uma base sólida para o ensino fundamental, como: brincar com lego, montar, empilhar, separar, juntar.
 Particularmente adoro trabalhar com tampinhas de garrafas, de refrigerante, galão de água, de amaciante etc.
 Temos uma variedade de atividades com as tampinha: maior e menor, cores. quantidade, com marcas( pepsi) e podemos encontrar outras formas de trabalhar matemática com tampinhas pois é só ser criativo.

2 comentários:

  1. Olá, Ania. Os professores de educação infantil, mais do que qualquer outro têm que estarem espertos na questão da Matemática, pois realmente ela se dá de forma muito sutil. Porém, registrar o resultado dessas aprendizagem é necessário porque ele organiza, esclarece e reúne conceitos já concebidos e novos. Como se dá o registro dessas atividades com os pequenos?

    ResponderExcluir
  2. Me recordo das atividades e em muitas o registro era feito em forma de desenho, não dei se era ou é o correto mas sempre depois da conversa "explicação" sobre porque do resultado eles desenhavam principalmente quando era classificação.

    ResponderExcluir