Quem nunca cometeu erros ao planejar, quem já fez uma aula maravilhosa e não deu certo. Quantas vezes passamos por isso e até então eu tinha a prática. Mas saber realmente o que aconteceu o porque não deu certo.
Planejar exige do professor muita pesquisa, trabalho na educação infantil e cada turma tem características singulares, as escolas possuem diferenças entre as comunidades escolares, e o planejamento que usei em uma não iria dar certo na outra, pois temos que perceber que são clientelas diferentes e terei que usar metodologias diferentes para o mesmo conteúdo.
O conteúdo implica em que momento minha turma está, já desisti de fazer uma atividade de um determinado conteúdo por perceber que minha turma não estava preparada. Ao ler o texto de Rays, me mostrou que ter esse pensamento pude acertar muitas vezes.
O mesmo texto fala da avaliação, na educação infantil é avaliado basicamente o desenvolvimento do todo e não conteúdos. Penso que se estivesse no ensino fundamental, assim como muitos outros que lá estão eu iria pecar ao avaliar com provas e notas, mas ao ler o texto e refletindo até a prova pode ser um instrumento sim mas de avaliação de minha prática perante os alunos, a nota é mera formalidade do sistema.
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