domingo, 24 de junho de 2018

Tecnologia x metodologia

Meu primeiro pensamento antes do nosso curso, era que pra usar as tecnologias em sala de aula seria absorve-la ao cotidiano escolar como foi visto no vídeo postado no Moodle, fiquei pensando como eu pude pensar dessa maneira. Mas viver o curso, desde o início trouxe desafios que não pensaria que um dia eu iria dominar, e melhor pensar como posso usar com meus alunos, um exemplo é o moodle, eu não sabia nem procurar as atividades, hoje se eu tivesse uma turma certamente teríamos um espaço virtual para trabalhar.
A metodologia tradicional é difícil de deixá-la, pois é fácil trabalhar é comodo, e ter que pensar uma nova metodologia para agregar as tecnologias é preciso construir uma nova atitude e assim ajudar os alunos não só aprender a usar mas aprender a aprender com elas.

Entrevista com uma aluna da EJA

Quando foi feita a proposta sobre a entrevista de um aluno da EJA, pensei que seria fácil, mas ao realizar a entrevista vi, como é importante a EJA´para as pessoas que estão cursando. a aula em que apresentamos as entrevistas, me mostrou como a pessoa está feliz por estar estudando, depois de anos e anos . As dificuldades enfrentadas na infância para estudar são sempre lembradas com uma certa tristeza, pois era naquele momento algo muito importante e teve que ser interrompido pela as adversidades da vida.
Minha entrevistada está estudando não só pela sua situação com o emprego mas por uma busca pessoal, uma valorização que irá ser só dela como um percurso que iniciou-se lá na infância e agora ela poderá dar continuidade.
Depois da ultima aula percebi que mais importante do que os textos lidos por nós ou todo o aprendizado que temos sobre a EJA, o mais importante são as pessoas que lá estão e suas histórias de vida.

domingo, 17 de junho de 2018

Planejamento, metodologia e avaliação

Quem nunca cometeu erros ao planejar, quem já fez uma aula maravilhosa e não deu certo. Quantas vezes passamos por isso e até então eu tinha a prática. Mas saber realmente o que aconteceu o porque não deu certo.
Planejar exige do professor muita pesquisa, trabalho na educação infantil e cada turma tem características singulares, as escolas possuem diferenças entre as comunidades escolares, e o planejamento que usei em uma não iria dar certo na outra, pois temos que perceber que são clientelas diferentes e terei que usar metodologias diferentes para o mesmo conteúdo.
O conteúdo implica em que momento minha turma está, já desisti de fazer uma atividade de um determinado conteúdo por perceber que minha turma não estava preparada. Ao ler o texto de Rays, me mostrou que ter esse pensamento pude acertar muitas vezes.
O mesmo texto fala da avaliação, na educação infantil é avaliado basicamente o desenvolvimento do todo e não conteúdos. Penso que se estivesse no ensino fundamental, assim como muitos outros que lá estão eu iria pecar ao avaliar com provas e notas, mas ao ler o texto e refletindo até a prova pode ser um instrumento sim mas de avaliação de minha prática perante os alunos, a nota é mera formalidade do sistema.

terça-feira, 12 de junho de 2018

Alfabetização de Adultos

Conversei com uma aluna de alfabetização que iniciou este ano na escola, essa senhora nunca tinha frequentado a escola, ela veio do interior do estado´é de uma família de analfabeto, veio morar no Imbé quando se casou, ela relatou que quando morava com sua família na lavoura, saber ler, não fazia muita diferença para ela, mas quando mudou-se, viu como era difícil não saber ler.
Quando ficou grávida e teve que fazer o pré-natal, seu marido levava ao médico, pois tinha medo de pedirem alguma informação ou dar algo para ler e ela não saber.
Andar de ônibus foi muito difícil, pois tinha que perguntar sempre para alguém o que estava escrito na placa.
Mas tudo ficou pior quando seus filhos já maiores, e separada tendo que trabalhar, e acabou sendo dispensada por não ter escolaridade.
Então um dia minha irma mais nova que é sua amiga ensinou ela a escrever seu nome, ela ficou muito feliz.
Perguntei a ela o que ela sabia quando começou a estudar:
Ela me respondeu que sabia algumas letras, sabia fazer alguns cálculos, mas não sabia que tina que ir juntando as letras pra saber ler.
Pude perceber que agora já sabendo ler com algumas dificuldades,ela se sente fazendo parte do mundo letrado do mundo da leitura.
O texto da Hara ( Alfabetização de adultos: Ainda um desafio), fala destas pessoas que se sentiam dependentes por não saber ler e depois da alfabetização conquistaram sua autonomia.