domingo, 29 de janeiro de 2017

Identidade e Memória

Quando li a proposta da ultima atividade de Estudos Sociais, queria usar todas minhas lembranças do lugar onde moro,e ficou melhor ainda quando tinha que falar sobre o Rio Grande do Sul e nossa identidade, nossa adoro nossa personalidade gaucha.
Somos reconhecidos no mundo, por nos importar e ter orgulho de ser gaúcho.
Me recordo de ter conhecido alguns anos atrás, uma senhora nordestina, ela era enfermeira, e um dia conversando ela me indagou, porque todo mundo "gaúcho", canta o hino do Rio Grande do Sul, e ela nem sabia se o estado dela tinha hino.
Eu sei que ela era nordestina devido ao sotaque, mas ela não me falou de onde era.

Matemática

Vi meu sobrinho de quatro anos com uma lata de achocolatado, correndo até a mesa e espalhou as moedas e fez a maior festa, pois ele tinha um monte de moedas. E gritou: " Olha um monte, agora posso ir no parque!".
Eu perguntei quanto ele tinha e ele conseguiu contar, do um até doze, depois embaralhou os números.
Eu fiquei surpresa, pois até alguns dias ele não estava associando, e num "clic", ele está fazendo.
Claro que a escola tem grande parte do crédito, mas é no dia a dia que essa evolução vem acontecendo. Lembrei da leitura feita sobre multiplicação e divisão, se usarmos recursos que estão na vida do aluno teremos um resultado melhor do que usar somente o que temos nos livros.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Espaço e Forma

Sempre trabalhei noção de espaço com as crianças na escola, mas não dava a importância que merece, depois de realizar a atividade e fazer a leitura dos textos, vi que estava trabalhando de forma errada. É muito importante que a criança se localize no espaço, e o que me chamou mais a atenção foi o fato de que por um tempo a criança só se localiza usando ela como referência, e por quanto tempo eu cobrei errado uma situação em que a criança ainda não estava pronta para usar como referência outro objeto.
Trabalhar formas, era feito com desenhos, usando algumas formas, e sempre era combinado forma e cores. "Pinte o circulo de amarelo".
Por muito tempo pensei que estava agindo corretamente, mas agora depois de pesquisar, vi que podemos agregar para trabalhar espaço e forma.
Essa reportagem é bem interessante, é uma reportagem da revista Nova Escola.  http://acervo.novaescola.org.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/exploracao-espacos-pre-escola-educacao-infantil-matematica-forma-geometria-541707.shtml


quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Memória Fotográfica

Não tenho fotos antigas, me recordo que minha mãe tinha umas fotos em uma caixa de sapato. Hoje considero a fotografia um documento importante, não só para registrar bons momentos, mas para registrar fatos importante na vida de todos, uso muito para meu trabalho, sempre fiz fotos de meus alunos trabalhando, não gosto muito de aparecer em fotos, mas registrar meu trabalho é um hábito.
o que me preocupa é a nossa exposição pois vivemos online, e nossas fotos podem ser vistas por todos nas redes sociais.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Matemática na vida da Educação Infantil

Pra falar de Multiplicação e divisão, tenho que usar minha experiência na educação infantil onde trabalho desde que me formei no magistério,
Lendo o texto postado, a reportagem da revista Nova Escola," Multiplicação e Divisão a toda Hora", mostrou que na educação infantil é um momento muito importante para o início da aprendizagem.
Quando as crianças estão brincando com o Lego, e ela tem que dividir com o colega, ou quando estão ou quando as menias estão brincando de boneca e fazem as combinações de roupa. Só não há o comprometimento com nomenclaturas, mas os cálculos estão sendo feitos.

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Identidade

Quando fiz a leitura do texto, Dialogo entre Representação Social e Identidade, observei  que desde as primeiras etapas de vida as crianças vão se descobrindo e formando sua identidade pois, já começas a se  tocar (experimentar) se o colega é igual a ele, já criam afinidade ( grupo de amizade), e muitos assimilam a personalidade de alguns colegas ( querer falar como o colega, usar o penteado igual, se vestir igual). Na educação infantil é o momento de construção da personalidade da criança.