segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Escola e meio ambiente

A escola tem o dever de trabalhar sobre sustentabilidade, conscientizar os alunos da importância do meio ambiente em nossas vidas. Somos seres dependentes da natureza e quando a professora mostra a seus alunos essa verdade faz com que se multiplique a "consciência sustentável".
Para que os alunos se desenvolvam preocupados com o meio ambiente, é imprescindível que haja um trabalho de conscientização, não falar dar um trabalhinho para pintar, mas vivenciar, provocar, mostrar realmente que somos dependentes e que devemos nos importar e cuidar do meio ambiente.
Na escola desde o ano passado temos a horta, antes quem tinha acesso maior eram os professores e funcionários, este ano todos da escola participam da horta e dos canteiros de flores, todos nós temos que ajudar.
Foi gratificante ver como eles são cuidadosos com as plantinhas após esse trabalho, ninguém  mais arrancou ou pisou nas flores, e o mai interessante, muitos que não comiam saladinha, hoje adoram.

domingo, 18 de dezembro de 2016

Jogo de Matemática

Quando fui formular um jogo de matemática, não sabia ao certo se conseguiria colocar em prática com as crianças do pré, e adorei estar errada.
Fiz um jogo chamado labirinto e foi muito produtivo, essas crianças não são meus alunos e então não sabia em que nível de aprendizagem.
Fiz com que todos utilizassem material concreto para realizar as somas, e foi muito curioso que alguns alunos não assimilaram ainda número a quantidade e outro situação que me chamou atenção que a maioria queria realizar a soma e conseguiam chegar ao resultado sozinhos.

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Maquete

 Ano passado eu estava em sala com uma turma de pré-B, aprendi muito com eles, e falando na percepção de tempo, fiz com meus alunos dois quadros de animais ameaçados de extinção, e em meio as explicações sobre estes animais surgiram perguntas.
A tartaruga é do tempo dos dinossauros?
Quantos anos vive uma tartaruga?
E ao ler o material da aula 5, me recordei destas perguntas e o quanto é importante a noção de tempo.
Ainda é um ponto onde eu tenho duvidas sobre como colocar essas explicações de tempo para as crianças, mas tenho certeza de sua importância.

domingo, 11 de dezembro de 2016

Vivenciando o mundo

 Quando realizei a atividade do fórum (5) onde deveríamos assistir alguns vídeos e ler uma entrevista sobre a Ciência na educação infantil e ensino fundamental, vi muitas das minhas práticas, não somos totalmente certas em tudo o que fazemos, mas saber que o que fazemos está no caminho certo é gratificante.

Tenho na foto a cima três atividades realizadas na escola por curiosidade dos alunos, a horta já existia mas os alunos não interagiam, então foi feita a velha experiência do feijão, alguns alunos questionaram porque o feijão era plantado no potinho, então a professora explicou que era um experimento, mas que poderiam plantar na horta, então plantaram feijão de vagem e alface.
Eles acompanharam todo p processo até a colheita e o preparo da salada.
Outro momento curioso foi a chegada do coelhinho da Páscoa na escola, a turma do maternal l, questionou porque o coelho era grande e usava tênis, então a professora levou para escola um coelhinho e conversou sobre o coelho grande, que era ajudante do coelhinho, que coelhinho comia cenoura eassim por diante.
Já o avião foi confeccionado para uma apresentação, mas a turma do maternal l ficou eufórica para andar de avião, a professora contou uma história e depois cada aluno embarcou no avião.
São momentos tão simples, onde há grandes aprendizados, onde cada aluno experimentou, fez suas perguntas e formulou suas respostas.

sábado, 10 de dezembro de 2016

Concepção do Tempo do Professor

As diferentes formas de perceber, de pensar, de sentir da criança passam a ser vistas como ausência de saber. Os caminhos percorridos pelas crianças, na maioria das vezes, desconhecidos para a escola, não são reconhecidos como passíveis de levar ao aprendizado. O que termina acontecendo é que as crianças que não acompanham o tempo da escola vão ficando para trás...( ...) Na medida em que é o "tempo" imposto pela escola, ela é posta de "lado". A criança se perde no tempo deixando de existir para a escola e para a professora como se o tempo para ela parasse. ( Sampaio, 2002, p 186- 187).
     Ao ler o artigo Questões sobre o tempo no espaço escolar, recordei muito do meu tempo de escola como aluna, e como era recorrente essa situação. Quando fui fazer meu estágio, ficava observando os professores e como o professor pode anular a vida de um aluno. Lembro de que a professora titular me levou até a turma pra conhecer, alguns alunos já tinham rótulos. " O  bagunceiro, o preguiçoso, a desatenta, entre outros.
     Hoje já temos um outro olhar sobre os alunos e o tempo de cada um, há uma preocupação em promover o saber para todos . Sinto quando converso com professores do fundamental uma grande dificuldade em organizar o conteúdo com alunos em diferentes tempos de aprendizado.
Considero essa preocupação um passo muito importante para que haja aprendizado em diferentes momentos para cada aluno.