terça-feira, 8 de maio de 2018

Aquisição da linguagem

Ao assistir novamente os videos de Linguagem e Educação, tinha uma outra ideia de aquisição de linguagem, percebi nos bebês aquela linguagem corporal. Com isso pude observar minha sobrinha que está com 2 anos, e possui hidrocefalia e a consequência é que ela ainda não fala, mas já possui uma linguagem corporal que identificamos muitos desejos e sentimentos que ela consegue expressar.
Um deste é quando ela está muito interessada em algo como um brinquedo ela faz um som com a boca e nesse momento já sabemos que ela vai fazer "arte".
Perceber que ela se expressa desta forma e de saber que é uma "linguagem", foi muito importante para nós, pois contei para todos aqui em casa.

3 comentários:

  1. Olá, Ania. O conhecimento é a munição que precisamos para disparar ações de confiança, carinho e reconhecimento, assim como fizeste com tua família ao identificar a linguagem corporal da tua sobrinha. Parabéns! Após essa aprendizagem, o que mudou na tua rotina pedagógica?

    ResponderExcluir
  2. Prestar a atenção no comportamento dos alunos, pois ali também tem um tipo de linguagem, quando estão inquietos, há algo que não está bem.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Ana,
    perceber e valorizar as inúmeras formas da criança se expressar e ajuda-las neste processo de desenvolvimento é importante para sermos um professor que faz diferença na sua formação.

    ResponderExcluir