sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Pra quê serve o Laudo

Pra quem o Laudo é importante? Considerava o Laudo importante para a escola, pois teríamos como pedir auxílio de um profissional adequado para ajudar no desenvolvimento de uma criança com necessidades educacionais especiais, pois para que mais a escola usaria o Laudo.
Na nota técnica, o Laudo não é obrigatório sua apresentação na escola, pois ele serve para o atendimento clínico, e é isso que o laudo é um instrumento para a o atendimento clinico, não podemos pensar que é dever dos pais apresentá-lo, pois a entrevista com os pais já deveria sanar nossas preocupações pedagógicas com a criança.
Um ponto que ainda me deixa  um tanto indecisa é se a escola não possuir o laudo no censo não será inserido esse aluno com necessidades educacionais especiais?


Método Clinico e Estádios do desenvolvimento

Noção de cotidade, percebe-se que a criança sebe contar, mas não relaciona a quantidade com o valor numérico.
Nos relatos dos vídeos das Entrevistas Clinicas mostrou que temos nas crianças essas situações o conhecimento simbólico do número mas ainda não faz a relação com quantidade.
Com os testes podemos perceber em qual estádio a criança e encontra para poder ajudar no desenvolvimento da criança.

Na escola claro que por experiência, eu sabia dessas situações, mas com a teoria ficou claro que cada criança vai aprender no seu tempo e que agora quando uma das meninas perguntarem o porquê a criança não aprende eu saberei explicar, não só pela minha experiência mas por saber realmente deste porque.

domingo, 3 de dezembro de 2017

Método Clinico Aplicação

Não apresentei minha aplicação da entrevista clinica, ficou muito ruim, meu pensamento foi esse ao concluir o trabalho.
Quando cheguei na aula e a professora Tânia, discutiu sobre as dificuldades em aplicar a entrevista e que é comum os erros e que por mais que saibamos, em algum momento acabamos induzindo alguma resposta do entrevistado.
Estava completamente errada em não mostrar minha entrevista, mas fiquei feliz em entender que a proposta era apresentar mesmo contendo alguns erros, pois foram nesses erros que  debatemos as dificuldades em aplicar a entrevista.
Outro ponto interessante foi que ao ver as respostas das crianças podemos perceber em qual dos estádios elas estão e que há uma flexibilização entre um estádio e outro.

sábado, 2 de dezembro de 2017

Censo e a declaração de raça

O Censo é um assunto que por ser eu quem o realizo todos os anos, já tenho alguma facilidade em falar sobre ele.
A declaração de raça é um dos itens importantes para os estudos da população, assim podendo traçar políticas que abranjam a todos na escola, mas o que vejo ao preencher a ficha de matricula de um aluno novo é o desconforto e a incerteza de alguns pais na hora de responder a declaração de raça.
Alguns olham para as crianças, parecendo analisar de que raça seu filho é? Outros simplesmente dizem "Branca ou Parda, não sei bem", e ai te olham com um olhar de que espera que eu responda.
As vezes eu coloco" não declarada", outras, eu influencio, pra obter uma resposta.
Em uma aula a professora nos indagou sobre esta questão e depois de toda a conversa, minhas certezas viraram duvidas. Sou negra ou Parda? Há tantas questões envolvidas que achei melhor no dia da aula não responder, e a duvida permanece,pois seria de extrema importância eu conhecer minha árvore genealógica para responder minha duvida, assim como muitos pais que vão a escola matricular seus filhos.