sexta-feira, 7 de julho de 2017

Avaliacão

Peso que avaliar é um dos momentos mais difíceis para um professor, nesse momento ele deve se perguntar se a "nota" é realmente o que o aluno sabe sobre o assunto ensinado. A nota é um instrumento rígido, inflexível, que não comporta mais a prática avaliativa do momento em que vivemos.
A educação infantil é muito sábia em avaliar com parecer descritivo, pois faz com que aconteça de forma diária. A observação e reflexão do professor tende ser sensível, para perceber o máximo do processo de aprendizagem do aluno.
vejo isso na escola, quando um dos profissionais não consegue concluir um parecer, não é porque não sabe, mas são tantas reflexões que não se chega a conclusão de imediato.

Um comentário:

  1. o ato de avaliar um aluno não e´tarefa fácil, pois precisa de um olhar mais observador do professor, não vai ser uma nota que vai dizer o quanto ele sabe. Acredito que avaliação através de notas, seria mais uma ferramenta aliada na avaliação do aluno, mas deve ser levado em conta principalmente o seu desempenho durante a realização das atividades. Jussara Hoffmann disse" Na escola o objetivo da da avaliação é acompanhar o processo de construção de aprendizagem do aluno. A avaliação sem visar esse foco, sem ter como foco realmente o acompanhamento do aluno, a compreensão de como ele aprende e não aprende, ela perde o seu significado essencial."
    O Parecer descritivo, tem um caráter mais observador, vai além de simplesmente atribuir notas.

    ResponderExcluir