segunda-feira, 4 de julho de 2016

Colega Novo

Libras é um desafio para mim, pois tive contato breve em um estágio do magistério, o que me deixa mais insegura em falar sobre o assunto, eu posso dizer que fiz a leitura do material de apoio algumas vezes pra tentar aprende o máximo possível. Mas acho que não alcancei meu objetivo.
Mas voltando ao colega novo, está trabalhando há mais ou menos dois meses na escola. é um senhor já, um dia, na primeira semana não o via na escola por causa dos horários, mas ouvi alguns comentários, que tínhamos um colega "mudo".
Pensei em corrigir, mas como se tratava de uma pessoa mais velha, deixei pra lá. Bem achei ótimo poder conviver com uma pessoa surda, poderia acrescentar nos meus estudos. Mas não foi bem assim, primeiro que eu não sabia o que fazer. Como iria conversar com ele? Nesse momento todo mundo da escola já contavam vária coisas, que tinham conversado com ele, que ele é uma pessoa querida e engraçada.
E eu a cada dia que passava não conseguia nem me aproximar, Seu Manuel trabalha lindamente com madeira e fez uma casinha para as crianças brincarem, ficou linda. E foi aí que encontrei um assunto pra conversar. Cheguei e fiz um sinal de "ok" com o dedo e descobri que ele oraliza, e se entende bem o que ele está falando junto com os gestos, pois ele não aprendeu a LIBRAS, mas se comunica muito bem. Fez uma brincadeira outro dia dizendo que iria desenhar duas porcas na fachada da escola,  ri muito disso, pois ele achou nossas pinturas feias e vai trocar.
Uma lição que ficou disso foi que a barreira não foi o fato de ele ser surdo mas sim o medo que tive em enfrentar algo novo que eu não tinha vivido. Espero que Seu Manuel fique conosco na escola pois já conquistou todos com sua simpatia e arte.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário