quinta-feira, 21 de abril de 2016

Juca Pirama

Não sou a pessoa mais adequada para falar de literatura, sempre fugi de livros mais elaborados, sempre tenho um livro em mãos para que um dia se torne um hábito e não uma cobrança, tenho dificuldade em ler, muito disso pelo pouco incentivo escolar, que no mais era, "leia e faça um resumo".
Hoje tento ler no mínimo duas páginas por noite, muito pouco, eu acho, espero melhorar.
A literatura é um momento prazeroso, que hoje sei que ao iniciar minha leitura, me perco no tempo, na história e não penso em mais nada.
Minha ambição literária é ler uma obra como o Poema Indianista  Juca Pirama e entender e interpretar, mas me falta coragem.
Por esse motivo com meus alunos tento proporcionar todo tipo de leitura desde panfletos de supermercados a poesias e sempre deixei a caixa de livros ao alcance das mãos, pois acho importante que eles escolham o que vamos ler.
A leitura não pode ser imposta, assim se torna cansativa, tem que haver curiosidade por parte dos alunos, só assim se tornará prazerosa e inesquecível.
Este é o meu livro, e estou gostando, e o seu qual é?

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Brincadeira e faz de conta! Faz bem.

Quem de nós nunca brincou de pega-paga ou amarelinha, de aulinha ou comidinha?
Toda criança tem direito de brincar, o "brincar" é tão importante para o desenvolvimento da criança como comer bem e ter uma educação de qualidade.
São com as brincadeiras que eles vivenciam os limites, as primeiras decepções, as vitórias, as derrotas, também a interação com outras crianças, criando um vínculo afetivo. Ainda ajudam a desenvolver  a coordenação motora e a criatividade.
Não posso dizer que é um assunto novo falar sobre o brincar, pois já havia participado de palestras e seminários onde o assunto foi colocado, então já achava muito importante o brincar livre e os jogos.
Neste semestre não estou em sala de aula, mas vejo que as demais profissionais da escola também se preocupam com as brincadeiras.
Aprofundar o conhecimento sobre ludicidade será muito importante para o crescimento de minhas práticas pedagógicas. A interdisciplina de Ludicicade me remete muito a de Infância neste primeiro momento, e que foi muito prazeroso trabalhar, espero o mesmo de Ludicidade.
     

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Boa Postagem

Vendo a relação de aspectos para uma boa postagem e pensando sobre a auto crítica que tenho que fazer sobre minhas postagens e mais o restante do trabalho, vi que como é difícil julgar quando a postagem é sobre a ideia que se tem de algum assunto, se tinha uma linha de pensamento,não que não se possa mudar de opinião, mas foi o modo que você se expressou, formulou seus pensamentos para escrever.
Depois penso também como é penoso criticar ou avaliar, uma postagem que não é sua, neste caso fico preocupada se o que entendi é exatamente a ideia de quem escreveu.
Pois bem me recordo de quando trabalhei com uma turma de 4ª série, as redações feitas pelos alunos.
Ao pegar algumas redações para corrigir, não só a ortografia, algumas no meu entendimento não eram coerentes, muitas vezes o aluno tinha que refazer. Fazendo o trabalho das postagens , me senti culpada por não ter me preocupado sobre a ideia que o aluno tinha em relação a redação.
Na correria do dia dia escolar muitas vezes perdemos a sensibilidade de entender o que o aluno quis dizer em um trabalho e sem pensar muito criticamos e avaliamos incorretamente, com esse trabalho espero me preocupar mais em saber qual era a ideia de cada um.