segunda-feira, 11 de setembro de 2017

"Menina bonita do laço de fita"

Trabalhar com os alunos as diferenças raciais requer sensibilidade para mostrar ao mesmo tempo que não devemos excluir ninguém, por sua diferença e ao mesmo tempo ensinar que todos somos iguais e todos tem o mesmo direito.
Na atividade com a história, percebi que as crianças estão mais receptivas a essas diferenças, lembro que alguns anos quando trabalhei com alunos em outra escola a mesma história eles riram da boneca.
Entendi o quanto foi importante e é importante ainda trabalhar as diferenças com as crianças.
Também não posso deixar de registrar um fato que aconteceu na escola, temos um menino negro no berço, é a criança mais fofa se parece muito com meu sobrinho quando bebê. Esses dias uma criança do maternal 1 entrou no berçário com a professora e o menino veio próximo a ela, essa menina chamou de feio, disse que era para ele sair de perto, a professora a repreendeu, ficamos todas sem ação, como uma menina da idade dela poderia ter uma atitude tão agressiva. Penso que essa atitude pode ser pela convivência com os adultos porque criança não nasce racista.
Essa foto é da turma do Pré-B depois de ter contado a história.

domingo, 3 de setembro de 2017

Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais

Esse assunto me toca profundamente, Há um ano e quatro meses temos um novo membro na família, ela nasceu com Hidrocefalia, e de lá pra cá, transformou a vida de todos, mesmo com todos os problemas acarretados pela hidro, ela é a criança mais alegre que conheço.
Mostrou para nós o que é ser guerreira, pois já passou por duas cirurgias, para  colocação da válvula  e a troca da mesma. E ela continua sorrindo, não tem tempo ruim para ela, só fica brava quando negam doce.
Mas ela está muito bem, ela interage,e a cada conquista é uma festa, ontem a noite saiu um "vooovvó", ainda não sabemos até onde ela vai na aprendizagem, até porque não se tem ideia o quanto ela vai desenvolver, mas ela tem nos surpreendido.
A minha sobrinha Malú é de mais, é de se apaixonar .

Qual é a diferença em ser diferente?

Porque nos causa estranheza com o diferente? Essa pergunta me deixa muito inquieta pois por mais que seja natural sermos todos diferentes, isso nos afeta, para alguns é insuportável perceber ou conviver com essas diferenças.
Faz com que a intolerância aflore das formas mais diversas e perigosas, vai desde uma ofensa verbal a agressão física.